Pele ressecada no inverno. O que fazer?
Data de postagem: Jul 11, 2017 8:9:48 PM
Saiba o que fazer para melhorar a aparência da pele ressecada no inverno. A baixa temperatura e os hábitos que adquirimos com ela provoca efeitos negativos na pele. A desidratação é a principal causa da vermelhidão e escamação da pele nas mais variadas partes do corpo.
A pele é protegida por uma camada de gordura, responsável por manter o brilho e hidratação. No entanto, durante o frio, os banhos quentes provocam a evaporação da água presente nessa camada e deixam a pele extremamente ressecada. Áreas do corpo em que há nenhuma ou poucas glândulas sebáceas também sofrem com a queda da temperatura, em especial os lábios.
Alguns hábitos podem ajudar a prevenir e solucionar esse tipo de problema, o tratamento da pele inclui hidratação através da alimentação, do uso de loções e até mesmo receitas caseiras.
Alimentação contra pele ressecada
A alimentação também tem papel importante para a hidratação da pele. É essencial manter as frutas e os legumes no cardápio, especialmente os que são compostos por bastante água e são famosos por trazer benefícios à pele, como a cenoura, a maçã e o melão. A ingestão de dois litros de água por dia também é fundamental para o tratamento de pele ressecada.
Opte pela água morna
A água quente é uma das principais responsáveis por deixar a pele ressecada e vermelha no inverno, portanto, prefira banhos com água morna. No rosto o cuidado deve ser ainda maior, se possível, lave essa região somente com água em temperatura ambiente, na pia, por exemplo.
Evite utilizar buchas
A bucha remove a camada gordurosa que protege a pele. Sendo assim, no inverno o seu uso pode ser prejudicial, especialmente em áreas do corpo em que existem poucas glândulas sebáceas e podem ressecar até mesmo em dias mais quentes, como os joelhos e o cotovelo.
Prefira Sabonetes hidratantes
No frio, tanto peles oleosas quanto peles secas sofrem com a diminuição da temperatura, portanto, o uso de sabonete hidratante é obrigatório. Eles auxiliam a pele a manter a oleosidade natural, que é essencial para prevenir irritações por conta do ressecamento.
Hidratante labial
Os lábios são cobertos por uma camada de pele muito fina e que não possui glândulas sebáceas, tornando o ressecamento muito fácil. A desidratação desse local pode ser reforçada quando a saliva é utilizada para aliviar o ressecamento. O ideal para evitar lábios ressecados e rachados é o hidratante labial, que pode ser utilizado dia e noite.
Viu só como pode ser fácil cuidar da pele ressecada no inverno? Coloque as dicas em prática e mantenha a cútis macia e hidratada.