OBESIDADE, CIRURGIA BARIÁTRICA E CONTRACEPÇÃO

Data de postagem: Mar 13, 2018 4:41:40 PM

A obesidade altera a eficácia dos contraceptivos?

A obesidade pode afetar a forma como os medicamentos orais são absorvidos e distribuídos no organismo, incluindo as pílulas que podem ter sua eficácia diminuída.

Pq pensar em contracepção nesse caso?

Devido a um aumento dos eventos adversos associados com a gestação em mulheres obesas aconselha-se que esse grupo de mulheres utilizem métodos contraceptivos altamente eficazes e que esses métodos não aumentem o risco cardiovascular que já é aumentado e nem aumentem o peso. Existem algumas possibilidades de contracepção que atendem essas características, um exemplo são os LARCs (métodos de longa ação) como o DIU de cobre, DIU hormonal ou SIU e o implante, eles além de não aumentar o risco cardiovascular, serem 20x mais eficazes que métodos de curta ação (como as pílulas) estudos demonstram que os DIUS não impactam no peso e o implante provavelmente também não.

A cirurgia bariátrica requer atenção especial:

  • A perda de peso após a cirurgia pode melhorar a regularidade menstrual e consequentemente a fertilidade.

  • Há uma necessidade de se adiar a gestação após a realização da cirurgia bariátrica.

  • Consensos recomendam que a gestação seja evitada por 12 -24 meses após o procedimento.

  • Mulheres submetidas à cirurgia bariátrica necessitam de contracepção eficaz e de longo prazo.

  • Métodos como pílulas, adesivo transdérmico, anel vaginal, injetável mensal não são recomendados para pacientes obesas que serão submetidas a cirurgias.

  • Após a cirurgia, a depender da técnica utilizada, medicamentos orais podem ter sua absorção prejudicada.

  • Métodos não orais e que não impactem no risco cardiovascular e peso são novamente as melhores opções, são eles: DIU de cobre, DIU hormonal e implante.

  • Devemos ter certa atenção com o DIU de cobre, pois cerca de metade das pacientes após a cirurgia apresentam anemia que pode ser agravada pelo aumento do fluxo menstrual provocado pelo DIU de cobre.

Fonte:http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/obesidade-cresce-60-em-dez-anos-no-brasil