Entenda como o Diabetes pode afetar sua visão!

Data de postagem: Jul 14, 2021 11:20:15 AM

Dores nos olhos e algumas alterações como vista embaçada e desfocada são sinais que podem indicar alta concentração de glicose circulante no sangue, mais conhecida como Diabetes.

Caso você verifique algum desses sintomas ou outra dificuldade na visão, é importante fazer a glicemia e consultar um oftalmologista para a realização de exames, identificando qualquer complicação ocular que possa surgir futuramente.

As principais são:

Edema macular: é o acúmulo de líquido na mácula (área central da retina), diminuindo a capacidade visual. O tratamento deve ser feito com o uso de colírios e, em alguns casos, o procedimento de fotocoagulação a laser.

Retinopatia diabética: são lesões progressivas na retina e nos vasos sanguíneos presentes nos olhos, que podem causar dificuldade para enxergar e visão embaçada. Com os níveis de glicose muito altos, complicações mais graves podem surgir, como hemorragia, descolamento de retina e cegueira. Por isso, além da fotocoagulação a laser e a vitrectomia, a melhor maneira para tratar a doença é cuidando do Diabetes.

Glaucoma: é uma alteração ocular devido ao aumento da pressão dentro do olho. Pode danificar o nervo óptico e levar à perda da visão. O uso diário de colírios que baixam a pressão do olho é a recomendação dos oftalmologistas. Em alguns casos, também pode ser realizada uma cirurgia a laser.

Catarata: é o comprometimento do cristalino do olho, deixando a visão mais embaçada e levando à perda progressiva da visão. A substituição do cristalino por uma lente intraocular é o tratamento mais indicado.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil está em 5º lugar no ranking mundial dos países que apresentaram maior elevação da doença desde 2017, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Segundo dados de 2019, são aproximadamente 17 milhões de adultos brasileiros (entre 20 e 79 anos) com Diabetes.

Para reverter esse quadro e evitar a perda definitiva da visão, é importante que os cuidados sejam feitos o quanto antes. Faça um acompanhamento do seu Diabetes e visite o oftalmologista anualmente ou caso observe algum sintoma!