Aprenda a aplicar colírio da forma correta! Confira:

Data de postagem: Dec 03, 2019 3:0:19 PM

Na hora de pingar o colírio, muita gente desperdiça várias gotas para conseguir fazer com que uma delas seja corretamente aplicada. Isso acontece porque temos uma tendência natural a piscar quando nossos olhos percebem um objeto se aproximar. Confira abaixo algumas dicas para facilitar essa tarefa e torná-la muito mais efetiva.

Fonte: http://www.coa.com.br

Antes de aplicar o colírio

Lave bem as mãos para evitar a contaminar os olhos com alguma bactéria e retire a tampa do colírio sem manipular seu aplicador.

Durante a aplicação

Incline sua cabeça para trás e puxe levemente a pálpebra inferior.

Cuidado para não encostar o aplicador nos olhos! Pingue o colírio dentro do olho e não na pálpebra ou nos cantinhos internos. Isso estimula a produção da lágrima, fazendo com que o colírio não aja de forma eficaz.

Depois de aplicar

Feche os olhos delicadamente. Se você piscar repetidamente após a aplicação do colírio, a gota aplicada tende a ser drenada pelo canal lacrimal, o que reduz a ação terapêutica do medicamento podendo causar efeitos adversos.

Pressione levemente o canto interno para reduzir a drenagem, possibilitando que a gota administrada permaneça por mais tempo na superfície ocular.

Se a sua prescrição orienta repetir a aplicação, ou se você faz uso de mais de um tipo de colírio, aguarde de 5 a 10 minutos para a nova aplicação. Se não houver um intervalo para a nova aplicação, o efeito do primeiro colírio vai ser significativamente reduzido, pois ele será “enxaguado” pela segunda gota.

Orientações importantes

O colírio deve ser como a sua escova de dentes. Assim, seu uso é estritamente individual, para evitar contaminações. Esteja atento às observações do rótulo, se deve ser mantido em temperatura ambiente ou sob refrigeração.

Uma vez aberto, o colírio deve ser utilizado em 30 dias e descartado. Nunca, jamais, em tempo algum utilize qualquer colírio sem prescrição médica! Isso pode piorar ainda mais a situação.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a aplicar colírio de forma descomplicada!

Para saber se os seus olhos precisam de um colírio específico, para exames de rotina ou qualquer outra eventualidade, agende agora sua consulta com o médico Oftalmologista!