Diabetes e a Visão - Confira os riscos que você pode estar correndo

Data de postagem: Jul 31, 2018 1:18:52 PM

Você sabia que 500 novos casos de diabetes são diagnosticados todos os dias no Brasil? Por esses dados alarmantes decidimos ter uma conversa detalhada com você sobre doenças da visão relacionadas ao diabetes.

Fonte: Revista Veja Bem!

Por que é importante que pessoas com diabetes passem por avaliações regulares com o oftalmologista?

A retinopatia diabética, por exemplo, é a doença ocular mais comum em pacientes diabéticos. Ela compromete a parede dos vasos sanguíneos da retina, região conhecida como fundo de olho. Quando isso ocorre essa região do olho fica propensa ao surgimento de hemorragia e infiltração de gordura na retina.

Existem dois tipos:

Retinopati a diabética exsudativa - São os casos em que as hemorragias e as gorduras afetam a mácula região da retina responsável pela visão central, usada para leitura.

Retinopati a diabética proliferativa - São os casos em que os vasos sanguíneos da retina se alteram o que ocasiona a proliferação de novos vasos, anormalmente frágeis, que podem causar sangramento. Essa proliferação pode causar graus variáveis de comprometi mento da retina, podendo inclusive levar a cegueira.

Além da retinopati a, pessoas que sofrem com a Diabetes possuem 40% mais chances de desenvolver glaucoma, que consiste na pressão elevada dos olhos e 60% mais chance de apresentarem catarata, que ocorre quando o cristalino (lente transparente do olho) fica opaco, causando bloqueio da luz.

Prevenção

Quem sofre com diabetes precisa fazer o exame de fundo de olho ao menos uma vez no ano. Durante a consulta ao oftalmologista, é imprescindível que o paciente explique seu histórico com a doença, isso auxiliará o médico a fazer uma avaliação mais precisa. Controlar glicose, pressão arterial e colesterol são outros cuidados fundamentais para evitar não só os problemas de visão ocasionados pela diabetes, mas quaisquer outras complicações relacionadas à doença. Esse controle é feito com: alimentação saudável, prática de exercícios e uso correto dos medicamentos indicados pelo médico especialista.

Tratamento

Assim como na prevenção, a dieta adequada é base fundamental para o tratamento. Também são utilizadas pílulas hipoglicemiantes e insulina, conforme indicação do endocrinologista. Outra alternativa de tratamento é a fotocoagulação por raios laser. Procedimento no qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio laser, na tentativa de prevenir a progressão da Retinopati a Diabética. O ideal é que este tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados. Por isso, é tão importante a consulta periódica ao oftalmologista.