Atenção Homens! Varicocele é a principal causa de Infertilidade Masculina.

Data de postagem: Aug 22, 2019 8:4:7 PM

Uma das causas da infertilidade é a varicocele, que tipicamente se desenvolve com a chegada da puberdade. Como a doença costuma não apresentar sintomas, ter uma avaliação urológica nessa fase da vida é importante. Confira:

Fonte: https://portaldaurologia.org.br

O que é a varicocele?

É uma dilatação anormal das veias testiculares, conhecida também como varizes da bolsa testicular. Elas podem dificultar o retorno venoso e provocar uma alteração na função do testículo, podendo ocasionar uma piora na quantidade e também na qualidade do espermatozoide. Embora não seja motivo de impotência sexual, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina na vida adulta.

Quais são os sintomas?

A varicocele geralmente é assintomática, ou seja, não gera dor ou desconforto na grande maioria das vezes. Em alguns poucos casos o adolescente pode reclamar de um desconforto local, aumento de volume escrotal e, raramente, dor testicular. Embora ocorra com mais intensidade no testículo esquerdo, a bilateralidade é comum. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, não gera sintomas importantes de dor ou desconforto escrotal, a maioria só a percebe na idade adulta, já casado, quando procura ajuda especializada para investigação de infertilidade.

Por que a varicocele gera infertilidade no homem?

A varicocele gera um aquecimento do testículo contínuo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres. Esses radicais livres “atacam” as células produtoras de espermatozoides, gerando com o tempo a morte dessas células. Desta maneira, o testículo começa a reduzir de tamanho, pois existe uma diminuição da população das células produtoras de espermatozoides. Com menos células produtoras de espermatozoides, ocorrerá uma redução na produção de espermatozoides e menor será a capacidade de o homem na vida adulta engravidar sua parceira.

Para melhores informações quanto a diagnósticos e tratamento, favor consultar o médico Urologista.