Descuido com as roupas molhadas podem causar problemas de saúde!

Data de postagem: Jan 08, 2018 1:46:49 PM

O verão chegou. Com ele, atenção para algumas doenças: o descuido com as roupas molhadas pode causar problemas de saúde, entre eles estão as frieiras e a candidíase.

A umidade irrita a pele de qualquer parte do corpo, não só a umidade pode trazer problemas, o suor também. Portanto, quem frequenta academia, faz exercício ao ar livre ou mergulha na piscina ou no mar pode ficar com a pele irritada se não trocar a roupa molhada, explicam os especialistas.

A pele tem uma camada de proteção que, quando entra em contato com a água ou com o suor, fica úmida e tende a perder sua capacidade de defesa. A pele fica enrugada e inchada e podemos perceber como interferiu no processo de proteção.

Além disso, essa pele úmida é um ambiente que favorece irritações e infecções porque perdeu a defesa. O atrito causa ainda desconforto, inclusive na região íntima, que ficou em contato com o suor e pode ficar “assada”. Então temos problemas aqui: a roupa molhada, seja na praia ou na academia, causa irritação, e a umidade em contato com o corpo na região íntima (vulva) favorece a infecção por fungos. Isso acontece porque os fungos se proliferam nas regiões quentes e úmidas”, destacam os ginecologistas.

Essa infecção é a candidíase, que provoca irritações, vermelhidão, ardor, coceira, sensibilidade na área genital, fissuras e corrimento.

O melhor é evitar que isso aconteça. Para tanto, é importante trocar as roupas sempre. Nada de biquíni ou roupas de ginástica molhadas. É aconselhável lavar as roupas íntimas com sabão neutro se existe uma tendência a alergias. Agora, se for uma infecção por fungos, com os sintomas descritos, é preciso procurar um médico especialista.

No caso da candidíase, a doença atinge 70% das mulheres pelo menos uma vez na vida. Fique atenta e evite problemas neste verão!!!