Oito Alimentos benéficos para a Próstata

Data de postagem: Nov 23, 2017 12:23:33 PM

Veremos a seguir quais são esses alimentos que previnem o câncer de próstata segundo os médicos e pesquisadores.

1. Muito peixe

Peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e truta, são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”.

Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata.

Recomenda-se o consumo de, no mínimo, duas vezes por semana.

2. Tomates e outros frutos vermelhos

Pesquisas na área apontam que certos frutos vermelhos podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Por quê? Porque esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz. Encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno é mais fácil se o tomate for cozido.

Segundo o World Cancer Research Fund e o American Institute for Cancer Research, o licopeno e o selênio são fundamentais para a prevenção, além da vitamina E e soja. Eles ainda alertam para o excesso de suplementos de cálcio e o betacaroteno, que não apresentaram efeitos benéficos.

3. Frutas e legumes

Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate por exemplo, podem diminuir o risco de se contrair câncer de próstata.

4. Brócolis

O brócolis contém fitoquímicos que podem ajudara diminuir o risco de câncer de próstata. E se você não gosta de brócolis? Existem outros vegetais crucíferos que também podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata, com efeitos semelhantes, como repolhos, couve, couve-flor, couve de bruxelas, etc

5. Soja

Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja, ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa, e amendoim.

6. Chá verde

Comparando-se homens que ingerem chá verde aos que não ingerem, há nos primeiros uma menor incidência do câncer de próstata.

Sabe-se que o chá verde é um dos mais eficazes antioxidantes. E pode ser consumido na forma de chá ou suplementos.

7. Café

Estudos realizados há décadas mostram que a quantidade de café ingerido tem uma relação direta com o aumento ou diminuição das chances de se contrair câncer de próstata. A cada 3 xícaras, a probabilidade diminui em 11%.

A dose recomendada, para esses casos preventivos, é de quatro a cinco xícaras diárias. Porém, grandes doses de cafeína podem prejudicar os tecidos, e até mesmo ocasionarem arritmia cardíaca.

Uma dose menor é recomendada pela Clínica Mayo, sendo de cerca de uma a uma xícara e meia por dia, totalizando 400 mg para adultos com saúde.

Em outros estudos, feitos na Noruega, utilizou-se o modo de preparar o café como parâmetro de prevenção. O resultado foi que os homens que ingeriram café fervido apresentaram riscos menores de câncer de próstata do que os homens que beberam café preparado de outra forma, ou que não beberam café de forma alguma.

8. Gordura vegetal saudável

Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.

Procure evitar gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.