Espinha interna: o que fazer? Como tirar?

Data de postagem: Dec 18, 2017 3:46:34 PM

Se espinhas normalmente já são doloridas, espinhas internas costumam ser ainda piores. Espinha interna inflamada, então, nem se fale. Muita gente tem dúvidas do que fazer diante de tamanho incômodo: pode espremer? Pode furar? Afinal, como lidar com a espinha interna? Uma das receitas caseiras mais divulgadas e que prometem fazer a espinha interna regredir ou mesmo erupcionar, facilitando a recuperação, é a compressa de chá preto.

Por que aparece?

Qualquer tipo de espinha ocorre por uma oclusão, um fechamento do ducto pilo-sebáceo – ou seja, há uma obstrução do "caninho" por onde saem o pelo e o sebo do corpo. "Todo pelo tem uma glândula sebácea, e o sebo vai se acumulando ali. Quando acontece uma oclusão desse orifício, o sebo fica retido ali na pele. Isso acaba criando um encistamento, isto é, a formação de um cisto, que dá origem à espinha interna. A diferença para a espinha normal é que a interna, pelo menos em seu início, não erupciona. O sebo obstrui totalmente a passagem para a pele. Ela não tem saída, justamente por causa da oclusão do orifício.

A espinha interna inflamada tem outra particularidade, o cisto que se forma por conta da retenção do sebo na pele é colonizado por uma bactéria, chamada propionibacterium acnes, que é a responsável pela inflamação". É a bactéria que acaba desencadeando o pus, a sensação dolorida e a espinha interna inchada.

Algumas vezes, a espinha interna erupciona, criando um ducto para que o sebo, o pus e os resíduos da infalamação possam sair, mas nem sempre isso acontece. "Às vezes, fica o cisto mesmo, que pode ser reabsorvido pela pele e se curar naturalmente. Ou então, ocorre um endurecimento deste cisto, que não sai pelo ducto e nem é reabsorvido, e acaba endurecendo, formando uma fibrose, como se fosse uma bolinha endurecida.

Como tirar espinha interna

Tentar disfarçar espinha interna com maquiagem não é uma boa ideia, porque pode obstruir ainda mais o folículo. Se não tiver jeito e quiser muito usar maquiagem, use um bom de maquilante para tirar completamente. Outras recomendações são lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete específico para seu tipo de pele, de manhã e à noite, além de esfoliar a face uma vez por semana. É importante, para quem tem pele oleosa, usar um adstringente depois de lavar. Normalmente, ele tem ácido salicílico na composição, que ajuda a secar. O ideal é sempre consultar um dermatologista para saber qual a melhor forma de tratamento no seu caso.