Como Funciona o Exame de Mamografia?

Data de postagem: Sep 10, 2017 10:6:35 PM

Entenda como funciona um dos exames mais importantes para a saúde feminina: o exame de mamografia. Atualmente, estima-se que cerca de 12 mil mulheres morram todos os anos no Brasil em decorrência de doenças relacionadas às mamas, número que representa 2,5% das mortes femininas no país. A falta de informação, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ainda é a principal causa dessa triste estatística.

A mamografia é um exame de imagem, similar a um Raio-X. Aliás, para simplificar o entendimento, podemos considera-lo como um Raio-X das mamas. Já há um longo tempo esse exame é considerado fundamental para diagnosticar se há o não algum tipo de anomalia que possa indicar câncer, seja em estado inicial ou avançado.

O exame é completamente indolor e hoje pode ser feito por imagem digital. Dessa forma, quando os Raios-X atravessam a mama eles atingem uma espécie de detector, que transmite esses sinais para o computador. No método tradicional, que a cada dia diminui o uso, as imagens eram gravadas em um filme.

Há muitas vantagens relacionadas à digitalização das imagens na mamografia. Além da maior qualidade das capturas, pois estamos falando de imagens em alta definição, há também a possibilidade de transmissão imediata das imagens para uma central de radiologia, onde podem ser realizados os laudos a distância.