Blog‎ > ‎

Cuidados especiais com a visão!

postado em 22 de set de 2017 06:43 por Tiago Morandi
A primavera chegou e trouxe com ela toda sua cor, com flores que dão vida e alegria a todos os lugares. Mas a estação mais bonita do ano também traz consigo a necessidade de alguns cuidados extras com a saúde dos olhos.



Por conta da liberação do pólen das árvores e plantas, a estação propicia o aparecimento de alergias oculares, principalmente em pessoas que já têm histórico de asma, rinite e dermatites. Mas com alguns cuidados é possível evitar prejuízos à visão, para que você possa aproveitar a primavera por completo. Confiras quais são eles:

Mantenha as mãos limpas
Essa é uma das principais dicas sempre que se fala sobre a saúde dos olhos. Isso porque, sem percebermos, acabamos coçando os olhos várias vezes por dia, e é aí que mora o perigo caso estejam contaminadas. Por isso, mantenha suas mãos sempre higienizadas (se possível, com álcool em gel).

Evite outros alérgenos
Além de pólen, fumaça e poluição, alguns cosméticos e produtos químicos também contribuem para o surgimento das alergias oculares. Neste caso, o ideal é evitar contato com essas substâncias.

Mantenha a casa limpa adequadamente
Na hora de limpar a casa, alguns cuidados são fundamentais para evitar as alergias, principalmente na primavera. Para isso, mantenha os ambientes arejados por pelo menos algumas horas do dia e evite usar vassouras na hora da limpeza. O recomendado é optar pelo pano molhado, que irá tirar a sujeita sem levantá-la.

Lave os cílios
Para ajudar a eliminar partículas que possam chegar a ter contato com os olhos ao longo do dia, o ideal é lavar os cílios com água, ou até xampu neutro e hipoalergênico. Isso reduz os riscos de irritação nos olhos.

Use óculos de sol
Quando estiver em ambientes abertos, não se esqueça dos óculos escuros com proteção UV adequada. Além de lhe protegerem do pólen e de partículas de poeira que possam cair nos olhos, eles ainda ajudam a prevenir diversas doenças oculares, como a catarata.

Gostou das dicas? Agora basta seguir todas elas e aproveitar os belos dias de primavera por completo. E lembre-se: além desses cuidados, é muito importante visitar um oftalmologista regularmente. 


Comments