Blog




Tecnologias inovadoras para deficientes visuais

postado em por Tiago Morandi

A cada dia que passa novas tecnologias são lançadas para atender a diversos públicos com as mais variadas demandas. Nos casos em que o indivíduo é um deficiente visual também está em questão a qualidade de vida. Selecionamos alguns inventos que prometem atender as pessoas com problemas de visão ou cegas. São aplicativos, na maioria gratuitos, que foram desenvolvidos para os sistemas Android e iPhone. 
Fonte: Revista Veja Bem!

BlindTool (gratuito) - Disponível no Android no Google Play, o aplicativo faz a leitura de objetos tridimensionais por uma rede neural artificial - neurônios artificiais - que relaciona o que está diante da câmera do aparelho com as imagens armazenadas em um banco de dados, buscando semelhanças. Para que funcione, o usuário aponta o celular à sua volta e quando o aparelho vibrar significa que o aplicativo detectou um objeto reconhecível e pode “dizer” qual é. 

Be my eyes (gratuito) - Aplicativo disponível para iPhone no iTunes, permite que as pessoas chamadas videntes, ou que enxergam, ajudem cegos com problemas específicos como: ler uma etiqueta, um rótulo ou uma conta. É preciso se cadastrar no sistema para ser voluntário ou como uma pessoa que precisa da ajuda. Envia imagens em vídeo do que precisa ver; a outra pessoa responde por escrito e o aplicativo verbaliza. 

Color ID (gratuito) - Disponível para iPhone e Android, reconhece variados tons de cores e verbaliza (em inglês) para o usuário. Permite que pessoas com baixa visão tenham condição de descobrir, por exemplo, a cor da roupa que pretendem usar ou se uma fruta ainda não está madura. 

iBrailler notes (pago em dólar) - Possibilita anotações na tela do iPad ou iPhone e compartilha diretamente em braile. Basta o usuário posicionar os dedos sobre a tela que teclas dinâmicas aparecem, melhorando seu conforto. A compra pode ser feita no iTunes. 

Ariadne GPS (pago em dólar) - O GPS, disponível para Iphone, foi desenvolvido para proporcionar aos cegos a possibilidade de conhecer a sua posição e obter informações sobre rotas a seguir. O usuário passa o dedo sobre o mapa e o aplicativo verbaliza onde ele está e oferece as coordenadas para chegar ao destino. O celular vibra caso seja preciso atravessar um cruzamento e também sinaliza as paradas em ônibus em movimento.  

Ubook (pago em reais) - Trata-se de uma loja de audiolivros com vasto acervo com vários gêneros literários, ideia parecida com o serviço de streaming populares. Também pode ser uma opção para pessoas que têm dificuldades para ler. Os usuários podem baixar o aplicativo Ubook pela Internet, iOS ou Android, e salvar os livros que mais interessam dentro do catálogo. Um diferencial do software é a possibilidade de compartilhar diretamente trechos de livros nas redes sociais.

O uso indiscriminado de colírios pode causar doenças oculares

postado em por Tiago Morandi

Colírios são medicamentos elaborados com substâncias que combatem infecções e inflamações. Sendo assim, devem ser prescritos e acompanhados por um oftalmologista, atentando, inclusive, para os casos em que precisam ser usados de forma associada a outro medicamento. É importante ter em mente que o uso desordenado de colírio pode causar danos oculares, como úlceras e perda acentuada da visão. 



É preciso estar atento aos riscos, por exemplo, do uso contínuo de medicamentos com corticoide na formulação, muitas vezes usado para tratar inflamações nas vias respiratórias. A substância pode causar glaucoma e catarata. Se o medicamento for um colírio, os efeitos colaterais são mais rápidos. É importante sempre usar esse tipo de medicamento com acompanhamento médico especializado! 

Para uma pessoa que sofre de congestão nasal, muitas vezes por questões alérgicas, gripes ou resfriados, é um alívio usar um remédio que libere as vias aéreas. Mas muita atenção! Se o paciente tiver glaucoma e fizer uso de colírio antiglaucomatoso, a ação vasoconstritora do descongestionante corta o efeito do medicamento, que tem a função de controlar o glaucoma. Para quem não tem o diagnóstico de glaucoma, mas tem a predisposição, esse tipo de automedicação pode causar a doença. 

Os colírios com ação vasoconstritora não são só para aliviar os olhos e dar a sensação de frescor, também cortam o efeito dos remédios usados contra hipertensão arterial. Para aliviar o desconforto dos olhos, no inverno, o ideal é usar lágrima artificial para evitar o transtorno. O colírio betabloqueador é usado para tratar pacientes com glaucoma, mas, se for usado com medicamentos de ação broncodilatadora para aliviar os sintomas de bronquite e asma, pode causar falta de ar no paciente. 

Por fim, a automedicação em casos de vista com secreção, ardência ou sensação de que tem algo no olho é bastante comum. Mas nem sempre o diagnóstico é a conjuntivite. Mesmo que seja, existe mais de um tipo da doença. Por isso, NÃO use o colírio indicado por outro paciente ou por um familiar, sua visão vale muito mais!

Entenda qual é o tratamento adequando para Varizes

postado em 26 de jun de 2018 07:08 por Tiago Morandi

As meias elásticas podem aliviar os sintomas, assim como as medicações. Porém, elas não previnem o aparecimento das varizes. Já a escleroterapia, uma das abordagens mais conhecidas, melhora a parte estética e pode amenizar as queixas de dores. "Ela é caracterizada pela injeção de líquidos no interior dos vasos, causando uma irritação local e seu fechamento”, explica o expert da SBACV


Quando a escolha é pelo laser transdérmico, outra maneira de dar fim às varizes, uma luz pulsada cauteriza os vasos. “Mas ele não apresenta resultados superiores ao da escleroterapia química com líquidos, e seu custo é elevado”, avaliam alguns especialistas.

Atualmente, muito se fala sobre a espuma densa, indicada para quem tem vasos maiores varicosos (então, não é a melhor solução para os vasinhos). De acordo com os especialistas, trata-se de uma técnica alternativa e indicada em casos selecionados. Tem ainda a cirurgia, considerada efetiva e de resultados estéticos excelentes. “Existem métodos auxiliares, como a realização do tratamento da veia safena com laser ou radiofrequência, que tornam o pós-operatório menos doloroso”. Como se vê, opções para exterminar essas veias chatinhas não faltam. Mas tem que procurar o profissional certo.

Fica a dica! Antes de tomar qualquer decisão, procure o médico especialista!!


Varizes não devem ser só uma preocupação estética

postado em 26 de jun de 2018 06:40 por Tiago Morandi   [ 26 de jun de 2018 06:49 atualizado‎(s)‎ ]

A aparência das pernas não é a única complicação desse problema. Conheça o verdadeiro impacto das varizes não tratadas - e o que fazer para evitá-los!


Se você está descontente com o aparecimento de veias tortuosas e dilatadas nas pernas, as famosas varizes, saiba: a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) iniciou uma campanha para esclarecer que o tratamento contra o problema deve ser realizado justamente por um especialista Vascular.


Ou seja, apesar de as varizes incomodarem principalmente por questões estéticas, é um médico especialista que deve ser procurado.
 
Segundo a entidade, além de diagnosticar corretamente o quadro, esses profissionais são os mais aptos a escolher o caminho terapêutico adequado para cada paciente – em alguns casos, há necessidade de cirurgia.


Para ter ideia, se a escleroterapia (uma das opções de tratamento) não for realizada por um expert no tema, há risco de complicações, como feridas de difícil cicatrização, manchas escuras e até formação de coágulos nos vasos.

A origem das marcas 

Tudo começa com um afrouxamento nas válvulas que existem no interior das veias. Elas não fecham completamente, permitindo que a pressão do sangue seja transmitida a outras veias, formando aquele caminho tortuoso e dilatado. “Quando à causa, a mais aceita é que existe um fator familiar e hereditário que leva à fraqueza da parede do vaso”, dizem os especialistas.

E aí há fatores que desencadeiam de vez a formação das varizes. Nas mulheres – grupo que mais sofre com a encrenca – os hormônios influenciam bastante, já que eles deixam as paredes das veias mais flexíveis, aumentando o risco de dilatação. Mas o estilo de vida também faz diferença. “O tipo de trabalho interfere. Profissões que exigem que a pessoa permaneça várias horas em pé ou que carregue pesos e exerçam força podem contribuir para o aparecimento de varizes”, exemplifica o médico.

A principal queixa de quem vai ao consultório, especialmente quando é do sexo feminino, tem a ver com a aparência da perna. Mas não são raros as pessoas procuram o cirurgião vascular com queixas de dores nos membros inferiores. 

“Na fase avançada da doença, os pacientes podem apresentar complicações como úlceras varicosas ou flebites, que são inflamações das veias provocadas pela formação de coágulos de sangue”, acrescenta. Por isso, não dá para encarar essas marcas apenas como incômodos estéticos, não. Elas devem ser tratadas.

Então não arrisque, agende já sua consulta com o médico especialista!!

Dica - Para você que tem o bebê um pouquinho preguiçoso.

postado em 18 de jun de 2018 06:58 por Tiago Morandi   [ 18 de jun de 2018 06:59 atualizado‎(s)‎ ]

Se você está grávida e quer descobrir o sexo do bebê, é hora de fazer um ultrassom. A posição correta ajudará o técnico de ultrassom a ver a região genital com mais clareza, sendo assim separamos essa dica que com certeza ira ajudar você na hora do exame.


Para poder maximizar as chances de descobrir se você terá um menino ou uma menina, há algumas dicas que você pode seguir para fazer seu bebê se mover no útero. A posição correta ajudará o técnico de ultrassom a ver a região genital com mais clareza.

E a nossa dica de ouro é: Beba suco de maçã ou laranja 30 minutos antes do exame. Esses sucos costumam demorar para serem absorvidos pela corrente sanguínea e o açúcar presente neles pode acordar seu bebê no útero. Além disso, o líquido gelado sozinho já é capaz de despertar o bebê, segundo alguns especialistas.

Caso você não tenha parado de ingerir café após a gravidez, você pode beber uma xícara ou até mesmo uma lata de refrigerante. A cafeína na corrente sanguínea pode estimular seu bebê a se mexer.


Ultrassom Morfológico - Quando e Porque Fazer

postado em 18 de jun de 2018 06:18 por Tiago Morandi

Ultrassom é uma das maravilhas do mundo das grávidas. Nesses poucos momentos em que podemos ver o bebê dentro do ventre, sabemos que o bebê realmente está ali e que a gravidez é real. Durante a gravidez a mulher passa por algumas sessões de ultrassom e pelo menos uma delas é o ultrassom morfológico.



Ultrassom Morfológico

O ultrassom morfológico é uma variação do ultrassom convencional. Ele é normalmente feito entre a 11ª e 14ª semana ou 20ª e 24ª semana da gravidez. Nestas épocas pode-se ver o feto ainda por inteiro dentro do útero e com maior facilidade do que nas semanas posteriores, e com mais clareza do que nas semanas anteriores. 

A ultrassonografia morfológica ainda mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem. Órgãos como estômago, pulmão, coração, bexiga e rins são visualizados no ultrassom morfológico. 

O exame também mostra presença de osso nasal, quinta falange (presença do quinto dedo da mão do bebê). Além de fazer uma medição minuciosa das veias e artérias do cérebro e do coração do bebê.

Os ossos também são pontos importantes no ultrassom morfológico, sejam na coluna do bebê, a cervical, o fêmur, o úmero e outros, todos são checados para saber se estão se desenvolvendo conforme as semanas de gestação. 

O que é Possível Ver no Ultrassom Morfológico?

Como já relatamos acima, no ultrassom morfológico são analisados detalhes minuciosos do desenvolvimento do bebê que nos demais ultrassons não é possível.  Medidas, estrutura e formato da cabeça do bebê, assim como todos os demais ossos são visíveis durante a realização do exame.

A imagem do rosto do bebê também é mais nítido no ultrassom morfológico, por isso é possível verificar os traços do bebê assim como a existência do lábio leporino ou fenda labial, exceto a fenda palatina que é a abertura no céu da boca que já fica de difícil analise. É neste ultrassom que maioria das mamães saem felizes com “fotos” de seu bebê já que através da imagem 3D e 4 Dé possível ver perfeitamente seu rostinho.

No ultrassom morfológico , a coluna é examinada detalhadamente e consegue-se ter certeza que os ossos estão bem alinhados, corretamente posicionados e se a pele cobre toda sua extensão que chega até a área do bumbum.

O coração também é cuidadosamente observado no ultrassom morfológico. Suas válvulas são observadas para que abram e fechem acompanhando a batida do coração. Com a ajuda do doppler no ultrassom morfológico é possível examinar as principais artérias e veias que surgem na tela com uma cor diferenciada, azul e vermelho.

Qual a diferença do ultrassom morfológico do normal?

A diferença do ultrassom morfológico é a qualidade da imagem e a intensidade de detalhes que o exame consegue detectar e avaliar, diferente do ultrassom convencional. Por ser mais completo é solicitado quando é realmente possível analisar o desenvolvimento total do bebê.

Mulher x Homem - Entenda a diferença!

postado em 28 de mai de 2018 12:35 por Tiago Morandi

Atualmente existe uma grande procura por tratamentos personalizados e eficazes tanto por parte das mulheres como de muitos homens. Isso forçou as empresas a inovarem suas tecnologias para oferecer uma ampla variedade de fórmulas compatíveis com as necessidades dos dois, pois a pele masculina é bem diferente da pele feminina.



Pele Masculina x Feminina

Oleosidade da pele

  • Os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e portanto, têm mais poros. Tanto suas glândulas sebáceas como os poros são maiores que nas mulheres.

  • A produção de sebo é o dobro da produção feminina, por isso a pele masculina é mais oleosa e mais brilhante e com maior formação de impurezas e acne.
  • Homens adultos estão menos propensos a pele seca que mulheres adultas.

Envelhecimento da pele

  • Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina, mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que começam.
  • Os homens são mais afetados pela perda de massa muscular e firmeza da pele em combinação com o inchaço dos olhos e olheiras, o que confere uma aparência de cansaço.

  • Os homens também ganham rugas, mas elas não lhes causam a mesma preocupação que nas mulheres. Apesar das rugas masculinas ocorrerem mais tarde do que nas mulheres, quando aparecem, os sulcos já estão plenamente formados.

  • A pele masculina, em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Contem mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e firme.
  • Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante. Na pele feminina ele é afetado mais tarde,  especialmente após a menopausa.  Nesta fase, a pele perde elasticidade e os efeitos são mais pronunciados que na pele masculina.

O barbear

  • Na média, os homens que se barbeiam o fazem 16.000 vezes durante a vida inteira.
  • O barbear diário deixa a pele maias sensível.

  • Fazer a barba diariamente estressa a pele e pode causar irritações.  Elimina a camada superior das células cutâneas, expondo a pele imatura, que é especialmente sensível às influências externas.

  • 40% dos homens tem problemas de pele relacionados com o ato de se barbear. Os mais propensos são aqueles mais jovens e com pele mais fina.
  • Uma lâmina de barbear cega e/ou a falta de lubrificação ao barbear-se podem causar cortes e arranhões.

Devido a estas diferenças é indicado que os tratamentos de controle da oleosidade e envelhecimento sejam diferentes e individuais para a pele masculina e para a feminina atendendo as reais necessidades de cada tipo de pele.

 


Super dica para você cuidar da sua pele nesse frio!

postado em 23 de mai de 2018 06:12 por Tiago Morandi

Junto com a queda da temperatura e da umidade relativa do ar, este friozinho muda hábitos das pessoas. Sendo assim, listamos três dicas simples e fáceis de serem aplicadas por mulheres e homens no dia a dia para manter a aparência e a saúde da pele. Confira:



1. Beba água

Esta é uma mudança forçada pelo frio, bebemos menos água. Para evitar a desidratação da pele, manter a velha e boa regra dos dois litros diários é essencial para a saúde da sua pele.

2. Acelere no banho
Quando esfria, as pessoas passam mais tempo no chuveiro e deixam a temperatura da água bem mais quente. Isso afeta o manto hidrolipídico, uma proteção natural da pele, e causa ressecamento. Você pode até rir, por achar que estamos falando para tomar banho frio que realmente é difícil, mas evitar demorar muito no banho já ajuda diz os especialistas da área.

3. Proteja os lábios
Há partes do corpo que são mais sensíveis ao frio, e o lábio é uma delas. Aquele vento gelado pode queimá-lo, de acordo com especialistas. Entretanto vale lembrar o uso da nossa famosa manteiga de cacau ou um protetor sem cheiro, sem sabor, que podem proteger os lábios, principalmente para quem anda de moto e leva muito vento no rosto.

Gostou? Então curta nossa pagina e compartilhe para os amigos nas suas redes sociais!!!

5 Alimentos que sua região intima necessita que você coma.

postado em 21 de mai de 2018 06:13 por Tiago Morandi

Embora a higiene seja fundamental existem alimentos que ajudam você a manter sua área íntima em perfeito estado e também ajudam a prevenir ou combater as infecções.


1. Iogurte natural e alimentos ricos em probióticos

Uma vagina saudável conta com uma boa quantidade de bactérias saudáveis chamadas lactobacilos, um tipo de bactéria que ajuda a manter um nível de pH adequado.

iogurte e outros alimentos similares ajudam a manter os níveis adequados de lactobacilosA maioria de nós associa o iogurte unicamente à saúde intestinal, mas esta não é a sua única função.

Muitas vezes, o uso de antibióticos, a menopausa, o uso de anticoncepcionais e a terapia hormonal aumentam o risco de desenvolver infecções fúngicas, por isso o chucrute, o tempe ou alimentos fermentados fazer um grande trabalho no combate às infecções fúngicas.

2. Peixe

Se você sofre muito quando começa a menstruar é o momento de começar a comer mais peixe. As dores menstruais são causadas pela libertação de compostos inflamatórios chamados prostaglandinas que ajudam à contração dos músculos do útero.

Os ácidos graxos e o ômega-3 encontrados nos peixes, como no caso do salmão ou atum, têm elementos anti-inflamatórios que ajudam a aliviar esse desconforto.

3. Alimentos derivados da soja

A desagradável secura vaginal é resultado de redução dos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter os tecidos elásticos e bem lubrificados.

O parto, a menopausa, a lactação e certos medicamentos para a alergia e o resfriado podem causar uma diminuição significativa nos níveis de estrogênio deixando a sua vagina seca o que gera certo desconforto.

4. Água

A água é um elemento que não deve ser evitado em sua vida diária. Seus benefícios para a saúde são inúmeros. Em relação à sua vagina, a água é necessária para que as membranas vaginais sejam mantidas em excelente condição.

Para que funcionem bem estas precisam estar bem hidratadas. A água contribui para a lubrificação natural da vagina e reduz os odores indesejados.

5. Batata-doce

Além de ser uma boa alternativa para substituir as batatas tradicionais, a batata-doce também é extremamente eficaz na manutenção da boa saúde vaginal.

Este alimento é repleto de vitamina A. Esta vitamina fortalece as paredes uterinas e estimula a produção de hormônios que ajudam a manter os nossos níveis de energia elevados.

Corrimento Vaginal é Normal?

postado em 16 de mai de 2018 06:32 por Tiago Morandi

O corrimento vaginal é considerado normal quando apresenta coloração clara ou esbranquiçada, parecida com clara de ovo, não possui cheiro fortenão provoca coceira ou ardência. Neste caso, trata-se de uma secreção vaginal normal.


No entanto, corrimento vaginal branco, amarelo ou esverdeado, com odor desagradável, pode ser algum tipo de infecção ou inflamação vaginal que precisa ser avaliada e tratada adequadamente por um profissional da área, o ginecologista.

Corrimento vaginal na gravidez é normal?

O corrimento vaginal na gravidez também é bastante comum e muitas vezes está relacionado com as alterações fisiológicas que ocorrem nesse período.

Porém, a grávida deve estar atenta a corrimentos vaginais com pus, mau cheiro e que causem prurido (coceira) ou dor abdominal. Estes devem ser sempre investigados e tratados para prevenir complicações para a mãe e para o bebê.

Qual a causa ou origem do corrimento vaginal normal?

A vagina da mulher é recoberta por um tipo especial de "pele" chamada mucosa. Em geral, todas as mucosas são úmidas e possuem pequenas glândulas produtoras de muco, que é um tipo de secreção viscosa.

Isso significa que a vagina pode ter uma secreção natural ou normal, que é um líquido espesso com cor transparente ou levemente esbranquiçada, sem cheiro e com sabor levemente salgado.

Durante o ciclo menstrual, algumas mulheres podem apresentar alterações hormonais e um aumento da secreção vaginal normal. A excitação sexual também provoca o aumento das secreções normais.

1-10 of 62